O jovem pesquisador Dexter Pires Seider (19 anos), aluno do Curso Técnico em Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, será o representante brasileiro no International Swiss Talent Forum 2023 (ISTF), que acontece entre os dias 07 e 11 de fevereiro, na cidade de Lausanne, Suíça.
Embora tenha havido progresso nas últimas décadas, a necessidade de uma mudança de paradigma de uma economia linear para uma economia circular está se tornando fator estratégico da próxima revolução industrial para impedir a perda de biocapacidade do planeta e as mudanças climáticas
O objetivo do ISTF é olhar para o conceito de Economia Circular através de diferentes desafios para tentar desenvolver abordagens para lidar com a questão de uma economia linear não sustentável. E é com esse objetivo que o estudante representará o país nesse importante evento mundial.
Dexter ganhou o Prêmio Pró-Sinos durante a última edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), o que está viabilizando sua participação no evento.
Na ocasião, ele apresentou um projeto no intuito de encontrar uma alternativa mais acessível para o combate ao fungo Malassezia pachydermatis, uma espécie de fungo responsável por mais de 90% dos casos de micoses da pele e ouvido de animais, especialmente, cães e gatos que muitos têm em casa. Quando em excesso, o fungo causa desconfortos, dor e mal estar para os animais.