Mahdia, Tunísia – 21 de março – A cerimônia de premiação do International Festival of Engineering Science and Technology (I-FEST) aconteceu nesta terça-feira (21) e premiou, com medalha de ouro, a aluna Stephanie Staub (19 anos). Seu projeto também ficou entre os Top 10 da feira.
Estudante do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Stephanie participou do evento com o projeto “2Rescue – Dispositivo de Apoio para Localizar Bombeiros em Estruturas Colapsadas”. A ideia utiliza o princípio da radiofrequência. O código utilizado nos equipamentos lê o indicador de intensidade de sinal recebido entre os protótipos e sinaliza a aproximação e o distanciamento dos dois pequenos dispositivos independentes. O trabalho é orientado por Deise Margô Muller.
A ideia do projeto surgiu no momento em que ela assistia à notícia sobre um incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública/RS, tragédia na qual dois bombeiros ficaram desaparecidos após o desabamento do prédio enquanto combatiam o incêndio.
A feira reuniu jovens pesquisadores de 35 países. A estudante participou da I-FEST através do Prêmio Killing de Tecnologia, distinção que viabilizou sua presença nesse importante evento científico.
Incentivadora do prêmio desde 2013, a Killing Tintas e Adesivos é uma indústria química brasileira que opera como líder na América Latina em adesivos para calçados e está entre as dez maiores fabricantes de tintas do Brasil. A empresa também possui uma unidade fabril no México desde 2018.