Institucional

Jovem Pesquisadora da Liberato participa de Feira de Ciências na China

By 18 de agosto de 2014 Sem comentários

A estudante vencedora do Prêmio Killing de Tecnologia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), Carolina de Oliveira Trento (17), participa, entre os dias 21 e 26 de agosto, da 29ª China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (CASTIC), na cidade de Pequim, China. Esta será a segunda vez que um projeto brasileiro participa da feira.

Aluna do Curso Técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e orientada pela professora Maria Angélica Thiele Fracassi, Carolina desenvolveu um projeto cujo objetivo principal é a biorremediação de solos contaminados por óleo lubrificante pelo método de atenuação natural acelerada, em escala laboratorial. Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos, tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas, são utilizados para reduzir ou remover contaminações no ambiente.

Tratar solos degradados é um grande desafio, pois a contaminação por óleo lubrificante é comum, devido aos vazamentos e descarte incorreto. Este óleo tem um grande impacto ao    meio ambiente. A ideia principal do intitulado “Biorremediação de solos contaminados por óleo lubrificante através de atenuação natural acelerada”, é condicionar o local, para estimular a aceleração da biodegradação pelos microrganismos já presentes no solo, visto que estes utilizam o contaminante como fonte de energia. Estudos demonstram que esse método oferece menor impacto no local da contaminação e apresenta um custo mais baixo

O projeto participa do evento através do credenciamento obtido na Mostratec do ano passado, quando recebeu o Prêmio Killing de Tecnologia.

Na foto: Carolina apresentará seu projeto em Pequim.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário