A prefeita Fátima Daudt recebeu na manhã desta terça-feira, 28, a estudante do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato, Stephanie Staub, a professora orientadora Deise Margô Muller, o diretor executivo da Liberato, Ramon Fernando Hans, e o assessor de comunicação da instituição, Luis Eduardo Selbach. Fátima fez questão de conhecer a estudante hamburguense e seu projeto 2Rescue – Dispositivo de Apoio para Localizar Bombeiros em Estruturas Colapsadas, que na semana passada conquistou medalha de ouro no International Festival of Engineering Science and Technology (I-FEST), em Mahdia, na Tunísia.
“A ideia do projeto surgiu a partir do incêndio do prédio da Secretaria de Segurança em 2021. Dois bombeiros ficaram desaparecidos nos escombros e mais de cem bombeiros de todo o Estado vieram para as buscas. Os corpos só foram achados uma semana depois”, lembrou Stephanie. O projeto utiliza o princípio da radiofrequência. O código utilizado nos equipamentos lê o indicador de intensidade de sinal recebido entre os protótipos e sinaliza a aproximação e o distanciamento dos dois pequenos dispositivos independentes. “Um deles ficaria no EPI do bombeiro. Se acontecesse algo com ele, seria mais fácil e rápido localizá-lo”, contou.
“Ficamos muito orgulhosos de jovens pesquisadores como a Stephanie, que são instigados pelo que observam. Parabéns pela iniciativa que pode salvar muitas vidas”, destacou a prefeita, cumprimentando também a professora pelo apoio e a Liberado por proporcionar o surgimento de talentos como o de Stephanie. “A gente incentiva os estudantes a observarem seu cotidiano e tirarem dali as ideias para pesquisa”, disse Deise. A estudante participou da I-FEST através do Prêmio Killing de Tecnologia, que viabilizou sua presença no evento científico.
A INSTITUIÇÃO
Durante o encontro, Fátima lembrou que também foi estudante da Liberato e que tem um filho formado na instituição. “A Liberato tem uma essência que não pode perder nunca. O ambiente interno é diferente, o envolvimento dos professores é muito grande e os alunos são diferentes”, disse a prefeita. Também citou o trabalho na educação municipal, com destaque para projetos que possibilitem a permanência de alunos em turno integral, como o Move, com diversas atividades esportivas, e cursos profissionalizantes para alunos do nono ano no Senai, em que, além de pagar o curso, a Prefeitura também garante o transporte e a alimentação dos alunos. Ramon Fernando Hans destacou o apoio da Prefeitura à Liberato e à realização da Mostratec, que inclui a maior participação entre as cidades na Mostratec Júnior. Também falou de projetos em estudo na instituição e recursos para investimento por meio de emenda parlamentar.
Stephanie também falou do trabalho voluntário de alunos da instituição, que se tornam professores e oferecem aulas gratuitas para alunos de escolas públicas interessados em ingressar na instituição. Chamada CPPL – Cursinho Preparatório Popular Liberato, a iniciativa conta com alunos dos diferentes cursos da instituição, que passam noções de matemática e língua portuguesa, matérias que são exigidas na prova de seleção. Apostilas e material didático também são confeccionados pelo grupo. “Precisamos de divulgação e de locais para ministrar o curso”, disse Stephanie. Fátima gostou da iniciativa e colocou a Secretaria Municipal de Educação à disposição para organizar a divulgação da proposta nas escolas municipais e cedência de salas para as aulas do CPPL.
Fonte: Imprensa/PMNH