Entre os dias 06 e 23 de novembro, um grupo formado pelos alunos Naomi Nunes Dornelles, Murilo Henrique Schá e Nicolas Eduardo Hugendobler, e pelos professores Schirlei Viviane Rossa (orientadora do projeto) e Alexandre Giacomin (coorientador), participaram da 117ª Expedição para a Ilha da Trindade (Espírito Santo), realizada pela Marinha do Brasil.
Essa oportunidade surgiu através da premiação oferecida pela SECIRM (Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar) na Mostratec, em outubro. Durante a expedição, alunos e professores puderam conhecer e entender a importância dessa localidade para nosso país e o Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE).
Eles também conheceram e participaram das rotinas do navio e sobre o trabalho desenvolvido pelos outros pesquisadores que estavam a bordo. Na ilha, puderam acompanhar trilhas, coleta de amostras, desenvolvimento de pesquisas e fizeram um sobrevoo de helicóptero.
Segundo os estudantes e professores, foram dias de muito aprendizado e emoções. Durante a expedição surgiram diversas sugestões para que outros alunos possam desenvolver novas pesquisas relacionadas à rotina do navio e da Ilha, contribuindo dessa forma com a nossa nação.
Fotos: Vitor Barbosa.